Olá, Devoradores de Livros!
Já estava um tempinho sem vir aqui porque eu estava lendo MUITO LERDAMENTE e como estava cheia de atividades do trabalho, religiosas, não pude mergulhar completamente na leitura... mas hoje consegui finalizar um livro muito bom!
"Todos de pé para Perry Cook" de Leslie Connor pela Editora Harper Collins.
Esse livro conta a história de Perry, um menino de 11 anos que só conhece o Instituto Penal Misto Blue River desde que nasceu, então... lá é sua casa. Ele tem uma rotina que começa com o acordar de todos através da rádio do presídio e ele usa o jardão "todos de pé para Perry Cook" nesse momento. Apesar de meio louco, essa coisa de ter sido criado dentro do presídio, sua vida é boa. Está perto da mãe, conhece outros residentes que são seus amigos, treina corrida com um deles, tem amor e carinho. Mas um promotor descobre sua situação irregular (pois crianças não podem viver em prisões) e o tira de lá para desespero de sua mãe - que está em processo de conseguir a condicional.
Nessa história a gente se envolve com Perry, sua mãe e os outros residentes, pois passamos a conhecer suas rotinas e suas histórias. É um livro narrado de maneira bem simples, mas que nos faz pensar se todos lá merecem realmente estar na prisão (e muitos na vida real... pelo menos eu pensei). Que, mesmo que tenham cometido um crime, todos têm uma segunda chance, todos merecem ser tratados com respeito, merecem ser instruídos, ganhar carinho... Perry é um ÓTIMO menino. Dá vontade de pegá-lo e tirar uma xerox, porque tá faltando criança boa, educada e com sentimentos, inteligência, sensibilidade no mundo... juro! Queria uma turma inteira de Perrys e Zoeys (sua amiga na história).
Conseguimos sentir empatia por cada residente, por cada personagem. A gente consegue entender os motivos e lamenta muitos dos momentos que Perry tem que passar nesse processo todo com sua mãe.
Para os amantes de finais felizes... PODEM LER O LIVRO COM TRANQUILIDADE!
Você sente raiva de alguns personagens, mas o interessante é que você não tem ódio de ninguém durante a leitura. Dá raiva em alguns momentos, mas não ódio, depois há explicações... é uma gostosura!
Apesar do livro ter 288 páginas, eu considero um livro infanto juvenil, mas que pode (e deve!) ser lido por todos. Leitura fácil, gostosa, fluida, linguagem adequada para idade de 10 anos que já tenha uma leitura corrida boa.
Recomendo!
Espero que tenham gostado das minhas opiniões e que tirem um tempinho para ler esse livro fofo e gostoso!
Abração
Carla Luz
Quero muito esse livro! Achei super interessante a história. E depois que a Frini super recomendou ele no Clube Saraiva, quero mais ainda.
ResponderExcluir