Olá, Gulosos Literários!
Hoje eu vim falar de um livro infantil que eu comprei. Se chama "Minhas Contas" do autor Luiz Antonio, ilustrado por Daniel Kondo pela Editora Cosac Naify.
A história fala sobre dois amigos, sendo que um deles é do Candomblé. Mostra, de maneira suave, numa linguagem clara para as crianças como é sofrer preconceito por causa da sua religião. Fala sobre isso e também há a valorização da cultura do candomblé e estímulo ao respeito às crenças diferentes. As ilustrações fazem alusão aos orixás ao longo das páginas, trazem informações sobre cada um deles, mesmo que o assunto não seja esse.
O projeto gráfico é muito bonito. A capa com as contas, retratando as contas que algumas pessoas do candomblé utilizam. Ao final do livro há uma pequena explicação sobre cada orixá, juntamente com uma ilustração para representa-lo. Finalizando com uma minibiografia do autor e do ilustrador. Muito bonito o conjunto de capa, contracapa, folha de rosto, falso rosto, tudo muito bem ilustrado e "misturado" para formar o livro.
Para aqueles que não tem preconceito religioso e também para os que tem (e deveriam não ter!) recomendo a leitura desse livro. Essa "coisa" de que uma religião é melhor do que a outra deve acabar, e podemos utilizar a literatura para amenizar esse espaço, essa rixa entre as religiões. O que importa é mostrar aos leitores à tolerância.
Recomendo o livro para todos. Crianças ou mais velhos.
Abraços Literários,
carlaluz
Que banaca, infelizmente ainda vivemos em meio ao preconceito né ;s vou procurar o livro.
ResponderExcluirBeijos
http://diadespa.blogspot.com.br/