quarta-feira, 24 de maio de 2017

Tudo o que nunca contei - Celeste NG


  • Olá, Devoradores de Livros!
    Terminei mais um livro. Estava ralentando pra ler, achei que não seria legal, mas no final foi bem melhor do que as expectativas! Terminei de ler o livro "Tudo o que nunca contei" de Celeste NG pela Editora Intrínseca. Ganhei o livro de uma amiga e coloquei na cabeça que leria. Pela sinopse, percebi que era uma leitura mais intimista, sem grandes "explosões" de emoção ou cenas de ação ou amor. Fiz um pouco de cara feia no início, demorei a engrenar, mas fiquei feliz em continuar.
    O livro já deixa claro logo de início que Lydia está morta, mesmo que os outros envolvidos na história não saibam disso ainda. 
    A personagem Lydia é filha de uma americana e um Chinês nascido nos EUA. E vai mostrando como aquela família funciona, e, principalmente como NÃO funciona. Mas as coisas são muito sutis. Lydia é uma boa aluna, boa filha, não faz nada de errado, sempre obedece seus pais e tem uma boa ligação com seu irmão. Mas será que é isso mesmo? Ao longo da história, vamos desfolhando a verdadeira história que é MUITO mais complexa do que imaginamos. Cada personagem tem a sua personalidade, mas percebemos que, o bullying contra os imigrantes Chineses é muito forte e como isso marca negativamente a vida de todos eles. Acredito que o mais importante para se destacar é o silêncio. O "não-falar" dos seus problemas, o medo de não ser amado, o medo de não encontrar pessoas que você considere como seus pares. Seja pela dificuldade criada pelas pessoas quanto pelas internas.
    O "não-falar" é uma presença quase material para mim durante a leitura. É por mentir os sentimentos, o não dizer a verdade sobre os sentimentos que todos eles se machucam intimamente e Lydia morre.
    A lição que fica para mim é: FALE DE SEUS SENTIMENTOS! PARE DE SE COMPARAR COM OS OUTROS! 
    A importância do diálogo REAL é fundamental, e foi o que faltou para os personagens serem felizes.
    Opa! Eles não são felizes, desculpe! Rs 
    Acredito que as pessoas que estudam psicologia ou querem conhecer mais sobre as "artimanhas" do íntimo humano, gostarão de ler esse livro.
    No início foi meio devagar, custei a prosseguir, mas depois (mais ou menos) da página 70, você vai adentrando mais no íntimo dos personagens e quer saber mais, conhecer a motivação de cada movimento deles.

    • Vale a pena!

      Abraços,
      Carla Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário