sexta-feira, 9 de junho de 2017

EXTRAORDINÁRIO É EXTRAORDINÁRIO

Boa Noite, devoradores de Livros!


Como estão? Espero que todo estejam muito bem.
Terminei de ler o livro "Extraordinário" de R. J. Palacio pela Editora Intrínsica. Esse livro já olhava pra mim das prateleiras das livrarias, mas eu não dei muita bola. Sempre pensei "outro dia eu compro", "outra hora eu leio", mas dessa vez ele me fez parar. E eu me sinto muito feliz de ter pego essa obra prima pra ler!
O livro retrata a história de August, um menino de 10 anos com uma doença crônica-séria-rara que deformou o seu rosto de tal maneira que ele passou por inúmeras cirurgias para tentar ter as funções do rosto o mais próxima do regular. Mas ele não tem orelhas como nós, seus lábios não tem a mesma desenvoltura para sorrir, seus olhos são caídos... E isso causa estranheza nas pessoas ao redor. Apesar de todos os problemas com a imagem, ele tem uma família incrível, amorosa que o apoia, respeita e o faz ser uma pessoa legal.
O livro retrata, principalmente, o seu ponto de vista durante a sua entrada para o 5° ano. Ele nunca havia estudado numa escola antes, tinha aulas particulares com sua mãe. Mas ele está crescendo e seus pais acreditam que ele precisa da escola. No início ele não quer, mas depois vai. Lá ele enfrenta tudo o que todo mundo enfrenta numa nova escola, só que de maneira intensificada, pois seu rosto não é como de todo mundo. Então há questões bem delicadas sobre bullyling, sobre aceitação, sobre perceber o outro. O livro é divido em vários pontos de vista. De August, da irmã, da amiga deles, do amigo Jack.. então podemos perceber o mesmo fato por variados olhares, o que é muito interessante. E o livro possui uma linguagem simples, bem simples, mas mesmo assim, nos emociona. No início, eu achei o livro "morno", mas do meio pro final... ah! Meu coração! Eu chorei no trem, gente! Na frente das pessoas, todo mundo me olhando e eu fungando. E hoje a noite, terminei de ler deitada na cama chorando. Tive que abraçar o livro, dar beijo e mostrar pra todo mundo que devemos ser pessoas melhores, que esse livro pode nos ajudar! (então, LEEEIAAAA!!!)
Há frases MEMORÁVEIS do livro que merecem destaque! E, pra mim, as duas principais são as seguintes: 
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil" e "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo".
Cara, o final É MUITO EMOCIONANTE! E eu sei que vou chorar horrores no cinema... Ah! Você não sabia que tinha produção cinematográfica?? Agora tá sabendo! Vai ser um filmão!
Conta com Julia Robert... cara, só a parte inicial que ela fala com emoção, eu já fico com os olhos cheios de água... e só no trailer! Imagina no filme?



Espero que vocês tenham ficados curiosos com a minha resenha (ou uma tentativa) e possam adquirir o livro, ler, ser mais gentis!

COM CERTEZA, o livro vai entrar no acervo da Bicicloteca Malala!

Abraços!

Carla Luz (com lágrimas nos olhos!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário