sábado, 6 de maio de 2017

Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa

Boa Noite, Devoradores de Livros!



Terminei mais um livro. Sim, eu leio vários ao mesmo tempo e vou terminando aos pouquinhos cada um. Esse me chamou atenção tanto pelo título quanto pela capa. A ilustração é muito bonita. O título é: "Princesas, Bruxas e Uma Sardinha na Brasa" de Helena Gomes e Geni Souza com ilustrações de Alexandre Camanho pela Editora Biruta.
O subtítulo do livro é: "Contos de fadas para pensar sobre o papel da mulher". Achei super interessante tanto o título quanto o subtítulo, então resolvi comprá-lo quando fui à livraria da Travessa em Botafogo na última quarta feira que foi noite de autógrafo com o escritor Pedro Bandeira (meu amado, idolatrado, salve e salve!).
O livro é composto por vários contos. Em cada um há protagonistas diferentes, sejam rainhas, bruxas, princesas... e em todos eles podemos discutir o papel da mulher. Eu ainda pensei que essa discussão sobre o papel da mulher nos contos de fadas fossem ainda mais "chocantes" ou fora do padrão. Mas depois, enquanto fui lendo, entendi que as autoras se basearam em contos já lidos e essa quebra de paradigma não foi quebrada com violência, vamos dizer assim.
Há contos em que se estabelece uma amizade antes de passar para o "amor". Isso é bem interessante no meu ponto de vista, porque colocar um casal que vai se amar para sempre logo de cara, sem nem saber o nome do outro praticamente é muito louco!

E assim, os contos vão fazendo a gente refletir um pouco sobre o papel da mulher nos contos de fadas. Não acho que todos tenham surtido o efeito esperado, mas em alguns sim. São bem interessantes e fiquei nervosa pra saber o final. Não digo que o livro seja chocante, pois não é. Exatamente porque ele não quebra logo de cara os paradigmas dos contos tradicionais. Não vemos a jovem sair por aí com liberdade, escolhendo quem ela quer. Mas vemos ela lutando, brigando e sofrendo pelo lugar que ainda ocupa. Algumas vezes o final foi mais positivo e o conto possuiu mais "desconstrução", em outros ficou mais na reflexão do que no destino da personagem. Mas mesmo assim, valeu a pena pela reflexão.
Pra você que está com vontade de ler algo mais "desconstruído", mas sem perder aquele "Q" dos contos tradicionais, acredito que esse livro seja razoável para você. Estou em busca de outros livros com a temática semelhante. Comprei um aqui, mas ainda não me animais muito para ler (alguns passaram na frente... fazer o quê, né?) ainda. Quando eu finalizar mais algum dentro dessa temática, poderei fazer uma comparação mais detalhada e explorar melhor o assunto.

Bom, espero que vocês gostem dessa dica de livro e possam ler, refletir e procurar outros (e me indicar, por favor!)

Abraços,

Carla Luz - O Brigadeiro Literário
@obrigadeiroliterario - instagram
www.facebook.com/CSLUZ
www.facebook.com/biciclotecamalala

Nenhum comentário:

Postar um comentário