domingo, 27 de agosto de 2017

Eu sou a lenda - Richard Matheson

Olá, amigos Devoradores de Livros!

Terminei mais um livro hoje! Na última promoção da Amazon, eu comprei algumas distopias e livros de ficção e dentro das opções estava esse livro EU SOU A LENDA de Richard Matheson, pela Editora Aleph.

Eu já tinha visto e filme e gostado bastante. Sempre tive curiosidade sobre o livro, mas sempre ia deixando passar a oportunidade de comprá-lo. Mas a promoção apareceu, o coração amoleceu e eu comprei.
O  livro conta a história de Robert Neville, o último humano na face da terra. Ou pelo menos é o que tudo indica. Ele está sozinho em sua casa, tentando se proteger desses seres que querem que ele saia para tomar seu sangue. São vampiros. Mas não são aqueles vampiros clássicos, bonitões, chupadores de sangue com todo o glamuor do cinema. Na verdade, eles estão infectados com um vírus que os transforma no que eles são. Pessoas que não podem ser expostas ao sol, tem problemas com os componentes químicos do alho e tudo mais. O auto vai dando explicações científicas para as lendas em torno do vampiro tradicional, como se o estivesse racionalizando.
Para mim, a grande luta nesse livro, é contra a solidão, depressão e loucura da mente. A necessidade dele de contato (por mais que em alguns momentos ele negue) é tocante e nos deixa nervosos, querendo que alguém apareça pra tirá-lo daquela situação.
Apesar do filme ter sido com Will Smith que eu adoro, o livro é bem mais interessante. Faz a gente pensar, gostar e sentir pena dos personagens... eu tive dificuldade em ler o livro durante a noite no início. Principalmente porque eu sou muito medrosa, mas a história estava tão boa, que eu engoli meu medo e fui ler assim mesmo!
A escrita não é difícil e ele dá morosidade quando é necessária - porque o personagem está assim. Acelera quando é necessário - e eu quase perdi o fôlego e dei uns três gritos aqui em casa. E depois tive que explicar minha mãe porque eu fiz isso. Um tanto constrangedor se fosse na rua...

O autor consegue deixar as situações mais aterrorizantes do que os próprios vampiros. Não são exatamente os seres que "dão nervoso" na gente, mas as situações e a maneira como o protagonista encara e lida com isso. Eu gostei muito do livro.

Além das questões literárias em si, preciso falar sobre a edição da Aleph. Está lindíssima! A capa é bem chamativa e as folhas internas com pequenas ilustrações dão todo um clima já de suspense, nos levando para o interior daquele mundo pós-apocalíptico em que Robert Neville vive. Folha amarelada, fonte boa de ler, um prefácio PERFEITO escrito pelo gênio Stephen King, além de um aprofundamento sobre o tema ao final com o parecer de alguns estudiosos sobre o tema do livro e sobre o terror na literatura. No finalzinho há uma pequena entrevista com o autor.

Estou muito contente de ter na minha coleção esse livro que é um clássico do gênero terror/ficção científica. Gostei muito e pretendo ler outros nesse estilo! Além de conhecer mais livros desse autor.

Espero que todos vocês possam ler esse livro e se deliciar com a escrita e com o universo criado. É uma outra ótima sobre os vampiros, mas um olhar aguçado para a nossa humanidade e como ela permanece ou fica na corda bamba.

Abraços,

Carla Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário