domingo, 29 de outubro de 2017

As bruxas - Roald Dahl

Olá Devoradores de Livros!

Terminei de ler mais um livro hoje! E a bola da vez foi o livro "As bruxas" de Roald Dahl pela editora Martins Fontes. 

Comprei numa promoção da amazon, bastante influenciada pela youtuber Duda Menezes que gosta bastante desse autor. 
O livro conta a história de um menino que mora com os pais e a avó, mas num acidente de carro, os pais morrem e ele passa a morar somente com a senhora que o ama muito. Mas antes e depois do acidente, sua parenta mais próxima adora contar histórias para ele. Não são aquelas somente para distrair, mas para alertar, porque BRUXAS EXISTEM!
Elas são carecas e usam perucas, por isso suas cabeças têm feridas e coçam muito. Elas não tem mãos como as nossas, por isso usam luvas, seus pés não possuem dedos, são quadrados, por isso sofrem muito com os sapatos mais modernos de bico fino. Elas não suportam cheio de criança que para elas tem cheiro de cocô de cachorro. Elas são más e querem acabar com todas as crianças do mundo. Você tem que tomar muito cuidado para não topar com uma e ter seus filhos, netos, amigos (ou você mesmo se for uma criança!) levados e mortos (ou transformados) por uma bruxa legítima.
A história mostra como uma criança conheceu a maior bruxa do mundo, a Grã-Bruxa e como a derrotou, conhecendo os detalhes dessa sociedade maléfica para nos alertar.
O livro é engraçadinho. Linguagem fácil e divertida. Não chega a ser o melhor livro infantil que eu já li. Não é, mas vale a leitura. Acredito que, para mim, agora adulta, o que deixou ainda melhor foi o filme. O filme eu vi criança e FICAVA APAVORADA com a Angelica Houston como a Grã-Bruxa. Eu AINDA tenho medo dela. Se a encontrar na rua... não sei. Posso até sair correndo de medo.
As crianças de hoje têm menos medo do que as de ontem, isso é fato. Talvez seja por isso que eu ache o livro simples. Se eu tivesse lido ele com oito anos, pode ser que eu tivesse ficado com medo (e se tivesse visto o filme em seguida teria me mijado!).
Mas vale a pena. Tem umas partes engraçadas, o menino Bruno (a outra criança) é um pé-no-saco! No filme ele é suportável e até legalzinho, mas no livro... blé! Apesar de ter gostado do livro, o filme É MUITO MELHOR! Esse é um dos poucos casos em que o filme é superior ao livro.
Mas vale a pena a leitura. Leiam sem grandes expectativas, vá por diversão e num dia ou dois, terão terminado.

Abraços,
Carla Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário