quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Mr. Mercedes - Stephen King

Olá, Devoradores de Livros
Acabei de ler mais um livro muito bom. Já estava de olho e com vontade de conhecer o famoso Stephen King e agora chegou a hora!

Essa semana comecei a ler o livro "Mr. Mercedes" de Stephen King na segunda feira e hoje terminei. Eu já sabia que não seria um livro de terror, típico do autor, mas pude perceber a GRANDEZA da sua escrita.
O livro conta a história de Bill Hodges, aposentado da polícia que não conseguiu prender o assassino que matou uma quantidade grande de pessoas há algum tempo atrás. Bill está em casa, praticamente depressivo, pois não tem mais aquela adrenalina que tinha em serviço. Mas nesse ínterim, ele recebe uma carta do próprio assassino e a partir disso passamos a observar o caminho que Bill faz até o assassino e o que o assassino faz "praticamente" pra chegar até o policial aposentado.
O principal disso tudo é a LOUCURA do assassino. É um psicopata total! Chega a dar nervoso, nojo, vontade de mandar para tratamento correndo.
Stephen King escreve bem. Muito bem. Consegue prender sua atenção com maestria. Eu cheguei a ler na frente da televisão enquanto minha mãe assistia sei lá o quê e eu nem notei o que estava passando na tela. Eu só não li em um único dia porque tinha que ir trabalhar, se não fosse isso, teria lido em um dia e meio.
Ele consegue deixar as situações bem reais. É muito americano, isso com certeza. É o tipo de raciocínio americano, acredito que esse tipo de narrativa faz parte da essencial de pensamento dos americanos. Foi a impressão que fiquei ao final do livro. 
Ele construiu bem o típico policial aposentado americano que vemos nos filmes. Depois construiu personagens que nós também consideraríamos chatos - mas é de propósito. 
O interessante é que você já sabe quem é o assassino, mas o interessante mesmo é saber esse percurso de um para o outro. O que um vai fazer? O que o outro vai fazer em seguida com esse movimento? Achei que o livro é como um jogo de xadrez, você conhece os dois jogadores, mas não sabe exatamente o movimento de cada um e as consequências de cada movimento para o outro. Então... dependendo do que o policial faça ou fale, o assassino fará isso? Ou fará uma coisa totalmente diferente? 
Outro fator interessante é toda a questão psicológica do assassino. Será que é assim mesmo que funciona a mente de um psicopata? Por que se for assim... Meu Deus! Que loucura! Mas é interessante ler sobre isso um pouco. 
Acho que foi um ótimo começo. Conhecer Stephen King não pelas suas obras mais assustadoras, mas pela sua genialidade de construir histórias e prender nossos olhos... nessa noite eu fui dormir a 1 da madrugada porque não queria largar o Kindle... mas só terminei hoje (eu trabalho de manhã... acordar às 5:45 e trabalho como professora de criança pequena... preciso dormir e ter fôlego, né? rs)

Bom, espero que vocês tenham gostado das minhas palavras e fiquem cheios de vontade de ler o livro. É bom mesmo.


Abraços, 

Carla Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário