quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Pá de Cal - Gustavo Ávila

Olá, Devoradores de Livros!

Como vocês estão? Eu terminei de ler mais um livro hoje e vim aqui pra contar pra vocês um pouco sobre ele.

Não é um livro grandão, é um e-book chamado "Pá de Cal" do autor nacional Gustavo Ávila. Ele escreveu "O sorriso da Hiena" e agora disponibiliza para compra pela amazon o livro sobre o qual vim conversar com vocês.

O livro começa asssim: uma pessoa acorda num lugar todo branco (tudo mesmo) e sem memória. Perto de onde ela está, tem uma caixa com seis buracos de fechadura e uma carta acima. Na carta está escrito que ela precisa de todas as outras chaves ao mesmo tempo para abrir e relembrar quem é. Deduzindo, há 6 pessoas em lugares diversos, provavelmente iguais que receberam também a mesma carta e as mesmas instruções. Todos querem ganhar suas lembranças, mas a qual custo?

Nessa história, vemos como Gustavo consegue nos guiar por um mundo diferente, mostrando emoções e sensações, sem se alongar demais nas descrições que muitos não gostam (mas eu até que curto), e sem exagerar na quantidade de diálogos (a dosagem dele é ótima). Mas o mais interessante é o fato de que ficamos com a pulga atrás da orelha: O QUE EU FARIA SE TIVESSE NO LUGAR DELES? Como eu iria agir? Dessa maneira? Como fulano da história, como o outro? Quais seriam as minhas ações? Porque as lembranças são tão importantes? O que eu faria se tivesse sem lembranças? Quem eu sou com minhas lembranças e o que eu seria sem elas? 
Achei o final muito bom. Me fez pensar, me fez ficar com mais perguntas ainda... E deu a maior vontade de ler mais sobre esse universo, desvendar mais! Eu queria saber mais sobre todo mundo, sobre o local, as situações... não sei a motivação era mesmo deixar esse gostinho de "quero mais" ou se o objetivo é tentar um livro maior depois. Se for, por favor, editoras! Vejam isso! É bom demais!

Se você gostou de ler Jogos Vorazes e Divergente, se você gostou da série brasileira 3% (eu adorei e não vejo a hora de ter a 2 temporada)... COM CERTEZA, vai adorar essa história! Pra mim, todo o contexto é muito Black Miror! 
Recomendo. Não vão se arrepender!

Abraços,

Carla Luz



Um comentário:

  1. Carla, querida, que coisa boa saber que também gostou dessa história.
    A princípio a ideia é ser apenas um conto mesmo, uma história mais enxuta. Mas, quem sabe, tem muita coisa para explorar nessa história :)

    ResponderExcluir