quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Tartarugas até lá embaixo - John Green

Olá, Devoradores de Livros!

Terminei mais um livro (sim, esse mês tá que tá!) hoje e vim aqui falar com vocês sobre o "Tartarugas até lá embaixo" de John Green.
John Green é o autor de "A culpa é das Estrelas", "Cidades de Papel" e "Quem é você, Alasca?" e já estava há alguns anos sem escrever um livro novo, mas eis que surge esse livro aí!
O livro vem contar a história de Aza Holmes, uma menina que estuda no ensino médio, tem uma melhor amiga chamada Daysi e tem TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo.
A história tem um ponto mais ou menos de partida, quando as duas descobrem que o pai de um antigo amigo de Aza está sumido. Ninguém sabe o paradeiro, o motivo e estão dando uma recompensa de 100 mil dólares para quem tiver alguma notícia sobre o paradeiro do magnata. Elas partem numa "aventura" para descobrir algo e tentar ganhar esse dinheiro (já que vai ajudar muito na vida universitária delas. Lá nos USA, as faculdades são pagas e são bem caras).
O livro não tem uma história mirabolante. Não tem aquele romance de arrancar lágrimas como o mais famoso dele, mas aborda um assunto nem sempre tão falado na literatura que é o TOC. E andando pelo mundo internético, descobri que o autor também tem TOC.. então, ele sabe do que tá falando (mesmo que seja pelo menos a visão dele... já é melhor que a minha que não sei nada sobre). O livro conta a história das meninas, mas pela visão de Aza e seus pensamentos. Tem horas que chega a dar nervoso pelo redemoínho de pensamentos invasivos que ela tem. 
Exatamente por isso, achei muito válido o livro, pois nos coloca dentro da cabeça de uma pessoa com TOC, humanizando-a, mostrando o quanto ela quer ser inserida e o quanto as pessoas podem lhe fazer mal, e o quanto ela mesma acaba fazendo mal a ela. E que, as pessoas não estão sozinhas no mundo, há ajuda.

Acredito que os jovens principalmente (na verdade, todo mundo!) poderia ler e aproveitar para conhecer algo fora da realidade de grande parte da população, para conhecer e ter mais empatia, entendem?
Espero que vocês fiquem curiosos e possam pegar esse livro pra se deliciar. Aprendendo mais e tornando-nos cada vez mais empáticos e tolerantes.

Abração

Carla Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário