domingo, 26 de novembro de 2017

Tchau - Lygia Bojunga

Olá, Devoradores de Livros!

Terminei mais um livro hoje. Se chama "Tchau" de Lygia Bojunga pela editora dela - um luxo!
Lygia Bojunga é um nome conhecido e reconhecido da Literatura Nacional Infantil, já ganhou vááááários prêmios importantes tais como o Prêmio Hans Christian Andersen e Melhor Livro para o Jovem pela FNLIG (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e hoje possui a própria editora (sonho).




O livro é composto de contos. Mas vamos por partes. Ela faz uma introdução explicando primeiro o motivo da escolha da capa. Diz de quem é o quadro e o motivo que a fez escolher esse quadro e não outro. O interessante é que, depois de ler o livro, você realmente compreende o motivo. Antes, fico meio "ah, tá, tudo bem, meio sem nexo". Mas ao longo dos contos, quando você entende os sentimentos partilhados entre todos eles, o motivo da capa faz todo sentido. Gostei bastante da introdução. O livro é composto pelos contos "Tchau", "O bife e a pipoca", "A troca e a tarefa" e "Lá no mar". Todos são muito bons.





"Tchau" fala sobre uma nova paixão e o quanto esse tchau dado pode trazer tristeza para as outras pessoas a nossa volta. Eu utilizei esse texto em minha monografia da primeira faculdade. Já achava que era indevida a introdução desse conto na minha monografia naquela época, hoje mais ainda. MAS, vamos deixar tropeços passados, no passado. É um texto interessante, pois traz as angústias que um tchau pode ocasionar.
"O bife e a pipoca" é um crítica social. Entendo a motivação dela (assim eu acho). Eu moro num bairro pobre e tento fazer alguns cursos de escrita que só acontecem na Zona Sul. Então, esse choque de realidade entre uma parte pobre e uma parte "rica" da cidade, algumas vezes, é desconcertante. E nesse conto, é a visão de uma criança que encara as diferenças entre uma casa com todos os recursos e sua própria casa pobre. É muito bom. Lendo o texto, me lembrei de Júlio Emílio Braz que tanto nos faz refletir em seus livros infantis, pois aborda essa questão social e também racial. 
"A troca e a tarefa" também é interessante. Mostra uma pessoa guiada pelo ciúme e o que isso pode acarretar. Primeiro de uma maneira positiva, "tratando" esse ciúme, mas depois há algo que escapa, foge do controle, por imprudência própria. Muito interessante todo o subtexto, toda a questão emocional que o texto escrito desperta. Pra mim, isso fica além das palavras. Lygia consegue usar as palavras para mexer com o nosso subconsciente, com as nossas emoções.
"Lá no mar" conta a relação entre um humano e um barco. E como a solidão é tratada, como lidar com isso, toda a emotividade das coisas. Achei o jeito tão bonito de retratar! Fiquei sensibilidade e com vontade de pisar na areia e dar uma mergulhada. E olha que eu não sou fã de praia!
Eu já tinha esses livros da Lygia há tempos aqui em casa, desde a época da primeira faculdade (uns 15 anos) e somente agora me bateu aquela vontade de mergulhar no livro. Acho que é porque eu não tinha aquela obrigação, não tinha trabalho pra fazer, nenhum material para apresentar, nem monografia... entende? Foi puro deleite, foi puro prazer. Então, se tornou tudo MUITO gostoso. Pude perceber que eu gosto da escrita da Lygia Bojunga! A gente torce o nariz para os clássicos, mas eles são bons, por pior que possam parecer no ensino médio ou na faculdade. 
Então, meus queridos... não façam cara feia para os clássicos. Deem uma chace, mas façam isso sem cobrança, sem provas ao final, sem seminário, sem TCC... façam de maneira livre, quando estiverem com real vontade. Assim o texto será fluido, mais gostoso. O clássico poderá ser um abraço antigo, cheio de saudades de uma época que a gente só sabia torcer o nariz.

Espero que tenha dado vontade de ler.

Falando em clássico, peguei outro pra ler. Estou no momento me deliciando paulatinamente com "Dez contos de Eça de Queiroz". Já li dois contos, sendo o último MUITO bom, chamado "O defunto".

Abraços,

Carla Luz

4 comentários:

  1. Oiii!!! Fiquei curiosa...qual o motivo de achar a introdução indevida?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei indevida não! Achei que se você está distraída pode achar meio sem nexo, no início. Mas depois a gente vê a ligação. Eu gostei muito do livro!

      Excluir
  2. Ah, tá! É pq no texto está escrita a palavra "indevida"...por isso perguntei...obrigada por reponder! Abraços:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, eu me expressei mal... era indevido o fato de eu ter inserido esse conto na minha monografia! Isso é que era indevido! RS Vou arrumar! Obrigada por me falar! (Sou meio lerdinha, às vezes com frequência! hehehehe)

      Excluir