sexta-feira, 25 de junho de 2021

1984

 Olá, Devoradores de Livros.

Terminei hoje de ler a HQ de 1984 de George Orwell e estou abismada o quanto essa história é boa. Eu tive o livro em minhas mãos, mas ele era muito velho, com a ortografia BEEEEEM antiga, o cheiro de velho era muito, as folhas caindo então não consegui prosseguir. Além disso, acho que é de uma temática um tanto dolorosa para aqueles que ficam analisando a sociedade (e moradores do Brasil regido pelo genocida). Então, foi doloroso tentar várias vezes ler. Por esses motivos eu comprei a HQ. Agora que já conheço a história e o final, quero o livro pra ter todos os detalhes, porque a HQ vai sempre deixar alguma coisa de fora. É adaptação. Mas já posso dizer que é perfeita.

É uma História em Quadrinho bem grande. O livro é grande e tem 223 páginas. O traço de Fido Nesti (quem adaptou e ilustrou) é muito bom. Você consegue perceber os sentimentos do personagem quando quer disfarçar algum pensamento para não transparecer na teletela. Não é um traço fino como na HQ Aracnofobia (que também é uma HQ muito boa), mas esse detalhe me prende ainda mais. Acho os traços fininhos um tanto "cruéis"... acho que fui criada com Turma da Mônica e traços mais finos, mais realistas (não sei que tipo de classificação dar, não conheço os termos técnicos) me incomodam ainda. Pode ser questão de gosto, mas pode ser porque não fui adaptada a curtir e conhecer outras maneiras e traços de expressão nas HQs.

Quase todo mundo conhece um pouco da história de 1984. Pelo menos a galera da mundo literário demonstra conhecer (vai que a geração Z me acha cringe por conhecer, né? Dane-se). 1984 é uma história distópica. Distopia é falar sobre uma realidade (seja no passado, presente ou futuro) que não "deu certo" principalmente pela questão política. E esse livro é um clássico. Pra mim é o clássico dos clássicos! No quesito distopia, pra mim, há três livros que são a trindade sagrada : 1984, Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451. Depois entram alguns que vieram para entrar os clássicos... digo entrar porque a classificação de clássico requer a questão do tempo... Durante não sei quantos anos ainda ser lido, falado, bem vendido, essas coisas. Acredito que "O conto da Aia" irá entrar nessa lista e será um quarteto clássico daqui alguns anos. Alguns ainda incluem "Laranja Mecânica", mas eu não consegui ter estômago pra ver o filme, mas tentarei ler o livro, tenho o e-book.

1984 nos fala sobre um tempo em que o mundo é dividido em três grandes blocos de poder : Lestásia, Eurásia e Oceania. Elas estão sempre em guerra. E no lugar onde está Wiston, o Partido é o que manda. O Grande Irmão é um olho que tudo vê. Todos têm "teletelas" dentro de casa que captam tudo visualmente e auditivamente. Não tem como escapar do olhar do "Grande Irmão". Há manipulação da informação, há violência, há racionamento de tudo... 

O interessante é a semelhança com algumas ideologias que hoje estão em voga (olha só, né, gente?). O Partido tem algumas diretrizes como Guerra é Paz, Ignorância é Força, Liberdade é Escravidão. Há o Ministério da Verdade, Ministério da Paz e Ministério do Amor. MiniVer, Minipaz e Miniamor em Novilíngua. No Miniver falam sobre a guerra que é praticamente eterna. E há a manipulação da informação. Por exemplo... Se Eurásia está em Guerra com Lestrásia, mas mudar isso... e passar a lutar contra Oceania, eles pegam as informações antigas, modificam, imprimem o jornal antigo e colocam "nos arquivos" e você não sabe mais o que realmente aconteceu porque foi modificado. Eles têm outras frases como "Quem controla o presente, controla o passado. Quem controla o passado, controla o futuro".

Eu achei a HQ perfeita. O livro é maravilhoso, mas pesado. Se você se dói nesse tempo de governo do genocida, vai sentir uma certa dor ao ler e perceber que parece que eles fazem parte do Partido e querem a gente quieto e sem se revoltar apesar de serem corruptos e fazerem atrocidades. (se você é bolsonarista, por favor, saia)

Recomendo bastante. Leia e tente olhar a nossa realidade, pense sobre os caminhos que estamos traçando politicamente e a necessidade de termos sempre melhores escolas, melhores estudos, valorização da ciência para que não sejamos um 1984. Esse é o meu medo.


Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário