Olá, Devoradores de Livros!
Estava lendo outro livro, mas esse resolveu pular no meu colo e dizer "oi, me lê de novo? Tô carente!" e eu não resisto à esses pedidos assim...
Então peguei o livro "Sou fã. E agora?" da Frini Georgakopoulos pela Editora Seguinte.
Ele fala bem ao nosso coração, pois faz a anatomia do fã. Começa explicando algumas de designações como YA (vá ler o livro pra saber!), Chicklist, etc. Dá uma pincelada na "Jornada do Herói" de Campbell (é super esclarecedor!) nas nossas histórias favoritas (Harry Potter, por exemplo! Mais um motivo pra amar a Frini), fala sobre livros + música, sobre como nossos ídolos são tão fãs quanto nós (nossos autores surtam com os cantores, minha gente!), fala sobre nossas dores - físicas e emocionais - morte de personagem, tempo de fila de autógrafo... tudo o que a gente passa!
Rola uma identificação, um abraço literário entre a gente e Frini e depois, entre a gente e os personagens, entre outros leitores... traduzindo, rola um abraço coletivo literário super acolhedor! Percebemos que não somos doidas por surtas pelos personagens (DANTE MONTINI É MEU!!! SAI, TODO MUNDO! É MEU E TÁ ACABADOOOO!), por bandas, por autores e autoras... e que isso é muito legal!
Além disso, traz dicas de livros, filmes, conhecimento acadêmico (sim, isso mesmo, mas com uma linguagem fácil) sobre personagens, sobre o tempo da narrativa, sobre a jornada do herói (isso é importante pra caraca!). E quando você já participa do Clube do Livro Saraiva (se não conhece, corre, filho!), você consegue ouvir a voz da Frini em todo o texto. Não é algo artificial, é ela todinha ali, seus surtos de fã, seu jeito de falar sobre tal e tal história e também o conhecimento que ela já tem.
Já tinha lido, mas me deliciei outra vez e pude anotar mais coisas importantes. É a famosa metalinguagem! Usar da literatura pra falar de literatura!
Como eu já disse antes (aqui ou em outra rede social, não lembro. Tenho memória de um peixinho), o livro é um abraço de fã! Um livro que te conforta e não te julga. Por que é ótimo ser fã!
Espero que todo fã (seja lá do que for) possa ler esse livro e perceber seus rompantes loucos de gritaria de fã, possa sentir esse abraço e essa identificação. Um livro pra deixar na prateleira, como um amigo sempre disposto a dizer: "vamos, vamos amar e surtar juntos!"
Recomendo pra todo mundo! Leitura fácil, instrutiva e carinhosa! Vou comprar outro pra ficar na Bicicloteca Malala porque vou ter um ligeiro ciúme do meu exemplar autografado, sabe?
Abraços,
Carla Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário