domingo, 19 de novembro de 2017

Corda Bamba - Lygia Bojunga

Olá, Devoradores de Livros!

Eu terminei de ler o livro "Corda Bamba" já tem uma semana, uma semana e meia, mas esqueci de fazer resenha! E como agora eu estou escrevendo sobre outro livro da mesma autora, resolvi vir contar um pouco do que eu achei do livro em questão.




Lygia Bojunga é um nome importante da literatura nacional, principalmente na classificação infantil. Seu texto "Os colegas" ganhou prêmios - como o Prêmio Jabuti - e também outros livros da mesma autora ganharam variados prêmios. Ela chegou a ganhar o prêmio internacional na Alemanha e também o prêmio Han Christian Andersen, considerado o Oscar da Literatura (ou o Nobel).






O livro 'Corda Bamba" conta a história de Maria. Uma menina criada no meio do circo e que vê os seus pais morrerem num acidente de trapézio sem rede de proteção. A partir disso, ela fica (meio que) traumatizada. Os amigos do circo precisam deixar a menina com a avó. Essa senhora é totalmente contrária a tudo o que ela conhecia dentro do circo.
Ela, desde nova, já fazia parte do espetáculo da corda bamba com os pais. Andava com um lindo bambolê decorado com flores em volta. Era disso que ela gostava e mais nada. 
Quando vai para a casa da avó, após a morte dos pais, estranha tudo. E com a corda ela acaba descobrindo um jeito de "abrir portas" para entender o que lhe aconteceu, para assentar os sentimentos e também para descobrir outros. Uma maneira de se manter mentalmente saudável. Pesquisei outras capas para colocar aqui na resenha, mas essa é muito significativa. Mostra o encontro dela com certas portas que revelam sentimentos e que a faz reviver momentos para digeri-los melhor.
Mais uma vez não tem AQUELE final, muito menos o "final disney" que os desenhos nos fizeram mal acostumados. Mas o percorrer da personagem é interessante, pois mostra o amadurecimento psicológico dela. 
Acredito ser uma boa leitura para crianças (já leitoras plenas) e adolescentes. E CLARO, com uma conversa sobre o livro, sobre as situações, personagens, sempre ouvindo a impressão que o livro causou. Acho que a partir disso, a reflexão pode ser ampliada. 

Recomendo a leitura para todos.

Abraços,
Carla Luz

Um comentário:

  1. Não conheço esse ainda...vou procurar! Amo como Lygia Bojunga escreve!!!

    ResponderExcluir