segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

A menina dos olhos molhados - Marina Carvalho

Olá, Devoradores de Livros!

Terminei de ler mais um livro esse ano. O nome é "A menina dos olhos molhados" de Mariana Carvalho pela Editora Globo Alt. 

Marina é mineira e geralmente coloca um toque desse Estado em seus livros. Apesar de eu ter ido a Minas somente nas cidades histórias em passeio, gosto bastante de saber sobre outras localidades que não sejam somente Rio-São Paulo.
Conheci a autora pela internet mesmo, compre o primeiro livro que me chamou atenção que foi "O amor nos tempos do ouro" e me apaixonei pela história. Ela fez uma sequência... um spin-off (eu não sei se o termo é correto) chamado "A história de Malikah" que eu ainda lerei. Ao longo do tempo que eu fui colocando milhares e livros na frente, acabei comprando esse "A menina dos olhos molhados". Inicialmente a capa me chamou MUITA atenção. É muito bonita e fiquei deslumbrada com a ilustração.
Mas vamos a história.
"A menina dos olhos molhados" e "Azul da cor do mar" (pelo que li pela internet aí) são a mesma história, mas com a visão de Rafaela (Azul da cor do mar" e a visão de Bernardo (A menina dos olhos molhados). Eu não sabia disso até ler o livro todo e procurar mais alguma informação para fazer essa resenha. Mas confesso que me deparar com um romance narrado pelo ponto de vista masculino me alegrou  E MUITO! Foi o segundo livro de romance narrado pela visão masculina que me agradou bastante. O primeiro foi 13 de FML Pepper (quer dizer, alguns capítulos), só que esse é mais... como direi... mais bruto. 
Em "A menina dos olhos molhados" passei a conhecer Bernardo, um jornalista de 25 anos que não gosta de trabalhar em equipe e que tá louco pra conseguir uma vaga como correspondente internacional no jornal Folha de Minas. Mas seus planos e maneira de trabalhar são "estragados" quando sua chefe diz que ele terá que ser o mentor de uma estagiária - Rafaela de 21 anos. Ele fica muito bolado com isso, mas... tem que aceitar.
Mas as coisas vão mudando entre eles e vemos um romance surgir, devagar, cheio de irritação, mas verdadeiro. Acabamos conhecendo um pouco sobre o passados dos personagens e os motivos de tamanhas farpas entre eles.
Achei que a história ficou muito boa. Gostei do desenvolvimento dos personagens, consegui enxergar o local de trabalho, mesa, janelas... no início, quando notei que eram jornalistas, fiquei preocupada de fazer comparações com "No mundo da Luna" em que eles também são jornalistas, mas consegui visualizar outra agência de jornalismo, outro ambiente... então fiquei feliz!
Espero que minha resenha tenha despertado um pouco da curiosidade e vontade de ler esse livro. Vale a pena! A gente, muitas vezes, esquece de valorizar a literatura nacional, mas deveríamos dar mais atenção.

Abraços,
Carla Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário