quinta-feira, 10 de junho de 2021

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais - EU JÁ DELETEI O TWITTER

 Olá, Devoradores de Livros.


Eu ando afastada. Não estou motivada a escrever nada. O instagram e o facebook fizeram uma "revolução" da escrita pra imagem que tem me incomodado há algum tempo. Então, apesar do título dessa resenha, eu vim aqui, ESCREVER sobre um livro que diz que seria muito bom que todos nós largássemos todas as redes sociais.

Vamos começar do começo. Eu já estava muito chateada com as redes sociais. Era acordar de manhã, olhar o twitter e passar raiva. O dia parecia emputecer depois de olhar lá. Eu ia ao instagram e todos são tão felizes, tão perfeitos, tão viajores, tão... e eu passava ou a ter raiva ou a ter inveja. Não é um sentimento bonito, mas ele existe em mim. Não dá para negar. Eu entrava no facebook e o que eu fazia por lá? Fuxicava a vida alheia. Não perguntava, eu fuçava, vasculhava sem perguntar pra não PARECER fofoqueira, mas a sede de curiosidade me fazia olhar... Andei muito chateada por me encontrar raivosa, invejosa e fofoqueira. E eu não gosto desse eu aí não.

Então passei 45 dias direto sem olhar as redes sociais. Pode ser que eu tenha ficado bem menos informada? Pode, mas a quantidade de ódio diminui MUITO. Já me fez bem. Eu tinha visto o documentário "O dilema das redes" em que o Jaron Lanier está falando e me interessei pelo tema. O assunto da vigilância constante não me saiu da cabeça. Achei o livro "Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais" e estava num preço bom. Comprei e li em dois dias.

É um livro apelativo sim. Repete a frase "saia das suas redes sociais agora" com frequência. A primeira leitura você pode achar meio "teoria da conspiração", mas faz todo sentido. Há vício em redes sociais, ela realmente faz isso com a gente. Nos tira do convívio. Estava me sentindo mal com elas...

Então ele vai argumentando. Mostra a vigilância das grandes empresas como Google e Facebook (e o pessoal com medo de chip em vacina... era melhor jogar os celulares, suas contas de google e facebook e whatsapp fora, isso sim), mostra o quanto tem influenciado nos nossos gostos, nas eleições, nas relações... tem manipulado nossas emoções. Fala de sua experiência, dá exemplos. 

O livro tem linguagem fácil, mas não deixa de trazer informações interessantes. Achei interessante que, apesar dele repetir pra gente largar as redes sociais a cada capítulo, ele diz que quem decide é a gente, ele só mostra coisas não muito legais que estamos vivendo. E que muitas vezes não notamos. E a pandemia piorou tudo. Meus pais, por exemplo. Você só os vê de celular na mão, volta e meia não escutam o que é falado ao lado deles... veem um monte de vídeos engraçados (ok, isso não é um problema)... mas sei lá, não queria eles tão grudados. Tô tentando convencer eles pra ver o documentário "O dilema das redes" (sem o celular na mão!) pra ver se despertam!

Eu acho assim... não precisa acreditar nas coisas que o Jaron fala, mas dê uma chance pro livro. Leia e reflita, só isso.

Tchau e boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário